Apenas Canelones


A história das minhas receitas geralmente começa com: "Havia _(inserir aqui ingrediente)_ no frigorífico". Neste caso, havia carne picada! E como há tanto tempo que não fazia canelones (e gosto tanto de cozinha italiana - quem não gosta?) foi esse o destino. Sem ingredientes novos, sem inovações na cozinha, só assim, canelones, normalíssimos, como em todas as cozinhas - e são tão bons!!!
Perguntei no Facebook se valeria a pena postar aqui na receita, mas o pedido para este post veio da minha própria mãe, que quis provar um bocadinho e claro que gostou!


Canelones de carne picada
Ingredientes (para 2 pessoas)
400g de carne picada (usei mistura de vaca, porco e linguiça - peço assim no talho e picam a carne para mim); quando uso carne de frango uso também um pouco de linguiça no refogado
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
polpa de tomate a gosto (usei cerca de 6 colheres de sopa)
1 cálice de vinho do porto
orégãos, cominhos, sal, pimenta e azeite a gosto
canelones (usei 12 rolos)
500ml de leite (usei magro)
1 colher de sopa de creme vegetal
2 colheres de sopa de amido de milho (farinha maizena)
noz moscada a gosto
queijo mozarella (usei ralado)

Preparação
Pique a cebola e os alhos e refogue-os em azeite, juntamente com a folha de louro.
Adicione a carne picada e tempere com sal, pimenta e cominhos. Quando a carne estiver cozinhada, acrescente a polpa de tomate e depois o vinho branco. Adicione os orégãos e 2 colheres de queijo mozarella ralado. Corrija o sal e a pimenta, se necessário.
Ligue o forno a 180ºC para que vá aquecendo, e prepare o molho béchamel: misture o leite, creme vegetal, amido de milho, noz moscada e pimenta moídas na altura e sal e leve a lume médio até atingir uma consistência cremosa.
Recheie os canelones. Para este processo costumo contar com uma ajuda preciosa: uma colher daquelas compridas, dos gelados Swirl da Olá (passo a publicidade!!). Ajuda a rechear super rápido!
Coloque os canelones numa travessa que possa ir ao forno, regue com o molho béchamel e polvilhe com o restante queijo ralado. Leve ao forno até gratinar.

Servi com uma salada de alface temperada de sal, azeite e vinagre balsâmico.



Pedidos da mamãe são ordens!

Bom apetite :)
Raquel

3 comentários:

  1. A comida italiana é fantástica! Os canelones aqui em casa são muito apreciados, mesmo em versão vegetariana. Gostei da tua dica da colher, é a parte mais chata :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Gori! Passando à publicidade, as colheres compridas da Olá dão jeito para muita coisa na cozinha: desde os canelones, a tirar a polpa de tomate dentro dos frascos compridos! As pessoas que comem gelados comigo devem pensar que sou um bocadinho maluca quando guardo as colheres, mas afinal AHA! agora queriam ter guardado também certo?? :P Beijinhos

      Eliminar
  2. Estas comidas são sempre tão gulosas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar